O último
dia de palestras do Salão +B de negócios de moda da ABEST contou com reflexões
de Luís Rasquilha, Luciano Deos, Rony Meisler, Davi Gonçalvez, Ellen Kiss, Fábio Justos e Luc Zeltner.
Rasquilha,
CEO da AYR Consulting Worldwide e CMO da IBT, The Realtime Web Corp;
refletiu sobre as tendências de consumo para a próxima década e as
possibilidades de negócios que surgem dentro de cada uma delas e como novos
empreendedores podem aproveitar essas oportunidades.
Ele falou
sobre a conectividade permanente dos dias de hoje, como a maioria dos
profissionais atuais estão em constante movimento, a dificuldade e necessidade
de descanso; além do poder que está nas mãos do consumidor e da importância da
experiência entre marca e público. Rasquilha também citou diversos cases de
sucesso que foram criados a partir dessas novas tendências; como redes sociais
específicas desenvolvidas online, entre outros exemplos.
Já Luciano Deos, presidente da GAD, Grupo de Serviços de Marca
e presidente da ABEDESIGN; falou
sobre Branding 360 graus. Entre os temas abordados por ele; estava o desafio
das empresas nacionais em internacionalizar suas marcas e a importância das
estratégias de negócios. Deos citou a Havaianas, Melissa e Osklen como marcas
nacionais bem sucedidas na construção de suas marcas.
Rony Meisler fundador e diretor criativo da
Reserva, também foi convidado para falar de branding e design. Ele contou a
história de sua marca, que usa o deboche e o lifestyle desencanado do carioca
como “não estratégia” de marketing e ressaltou a falta de tomada de riscos como
ponto fraco na indústria de moda nacional.
Depois de
um rápido intervalo, a professora da ESPM, Ellen Kiss falou sobre branding da moda e compartilhou
reflexões e estratégias sobre o mercado atual, de um modo geral. Ela também
concorda com Rony, sobre o medo que os empreenderes brasileiros tem de se
arriscar e da falta de estratégias para implementar boas ideias.
David Gonçalves, da The Craft
Shoes Factory; também abordou o assunto de branding de moda,
compartilhando a história e algumas estratégias de posicionamento da empresa,
para alcançar o sucesso com uma marca de sapatos artesanais masculinos.
Para
finalizar, reflexões sobre Sustentabilidade
e Responsabilidade Social no
Negócio da Moda; com Fábio Justos, da Twins for Peace e o francês Luc Zeltner, da loja Merci.
Ambos
contaram a história das empresas que representam, provando que é possível
construir marcas sustentáveis e beneficentes, sem deixar de ser cool ou
desejável.
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