Foi aberto
no dia 29.05 o Salão +B, evento realizado pela ABEST que visa gerar negócios e conteúdo criativo para a
moda e design brasileiro.
O
governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin,
e o secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo, compareceram ao MuBE para participar da solenidade de abertura oficial do
evento, que acontece no dia 31.05.
Valdemar Iódice, presidente da entidade, discursou
brevemente sobre a importância da moda para a economia do Brasil e do Estado de
São Paulo como o segundo maior empregador de mão de obra e importante setor da
indústria.
Depois,
foi a vez de Alckmin, que foi aplaudido ao declarar que a moda deve ter um
papel cada vez maior em nossa economia recebendo mais incentivos e
investimentos. Para reforçar a importância da economia criativa, deu como
exemplo o Facebook, que não é uma
indústria, mas é uma das empresas de maior valor no mundo. No final, foi
assinado um termo que garantirá linhas de crédito para os participantes da ABEST.
A primeira
palestra do dia contou com a presença do diretor da Luminosidade, Paulo Borges, da consultora de moda Gloria Kalil, Valdemar Iódice,
e Roberto Davidowich, vice-presidente
da ABEST.
Um dos
principais temas discutidos foi a importância da mudança das datas do
calendário de moda, que ficará mais próximo do internacional. Segundo Gloria,
essa mudança é essencial e já vem sendo discutida há muitos anos.
O
crescimento do fast fashion foi outro ponto levantado na mesa de debates. Para
Valdemar, “é fundamental para o varejista ter novidades na loja todo o mês!”.
Na
sequência, Pedro Calabrez Furtado,
professor da ESPM, abordou o tema
“Neuromarketing: O que determina as escolhas?”, seguido por “Case Sol de
Janeiro: Como tornar uma marca brasileira atrativa no mercado externo”, por Marc Cabra, CEO e fundador da empresa, e Mauricio Medeiros, gestor de estratégia e inovação da ABEST.
A
penúltima apresentação – “Varejo aspiracional do negócio da moda” -, foi
ministrada por Harry Brantly,
fundador da marca FB Collection. A
FB é uma marca de moda praia para homens, que nasceu na Inglaterra, mas vende o
lifestyle brasileiro. Com uma coleção baseada num novo modo de ver o Brasil,
deixando para trás clichês e dando espaço a artistas locais.
Depois
veio Marc Capra, da Sol de Janeiro, que falou sobre o desafio que ele teve de
virar um brasileiro cool e proteger a pele branca típica de um estrangeiro.
Percebeu que, no mercado, não havia uma marca brasileira de protetor solar.
Após uma
grande pesquisa da percepção do mercado externo em relação ao Brasil, nasceu a
marca Sol de Janeiro, com produtos
pensados especialmente para o nosso mercado: há um protetor solar para
tatuagens e um spray refrescante de água de coco.
Além dos
produtos, a marca inova também em suas campanhas: nada de modelos magras na
praia, e sim pessoas reais num ambiente mais natural, como são realmente as
praias brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário