segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cedro Têxtil comemora 140 anos de existência


Se hoje a indústria têxtil brasileira sofre com a competitividade de outros países e os problemas tributários, imagine há 140 anos? Pois foi em uma época em que não havia este segmento no Brasil que a Cedro surgiu.
A história, contada pelo atual estilista da marca, Eduardo Paixão, é digna de uma novela. Um dos fundadores trouxe para o Brasil de navio e no lombo de burros todo o equipamento comprado em Portugal, para se estabelecer em uma área próxima a Juiz de Fora. Inicialmente eles só produziam chita só mais recentemente - há cerca de 20 anos - que começaram a fazer o jeans, que hoje é um de seus carros-chefe.
Nesta longa trajetória, Eduardo até se perde ao relembrar de todos os percalços históricos por quais a marca conseguiu sobreviver: da abertura do mercado brasileiro à importação no início dos anos 1990 até a forte concorrência da mão-de-obra asiática atualmente.
Hoje focada em tecidos planos, o novo grande investimento é a estamparia, além dos tratamentos e recursos em que o estilista aposta, como os jeans com aspecto metalizado que substituem os encerados, que lembravam couro.

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