domingo, 8 de abril de 2012

Hyères - Festival Internacional de Moda e Fotografia

A 27ª edição do prestigiado Festival Internacional de Moda e Fotografia de Hyères acontece este mês, entre os dias 27 e 30 de abril, na Villa Noailles, em Hyères, cidade localizada no sudoeste da França. Dirigido por Jean-Pierre Blanc desde 1985, o evento, que ocorre anualmente, tem a proposta de incentivar e premiar novos talentos das áreas de design de moda e fotografia através de uma competição, que inclui apresentações, desfiles e exposições. O evento é uma referência, com candidatos de altíssimo nível, e não é raro encontrar estilistas e fotógrafos consagrados dando uma espiada nos trabalhos dos jovens profissionais. Vai que ali está a próxima grande estrela da moda…
O Festival de Hyères já revelou nos últimos 26 anos diversos nomes hoje conhecidos pelo público, como os designers Viktor & Rolf, Gaspard Yurkievich, Felipe Oliveira Baptista e os fotógrafos Sølve Sundsbø, Camille Vivier e Olivier Amsellem. O júri da categoria de moda, que este ano, capitaneada por Yohji Yamamoto, conta com Paolo Roversi, Karen Langley e Pascale Mussard, só para citar alguns, já teve Raf Simons, Azzedine Alaïa, John Galliano, Helmut Lang, Karl Lagerfeld e Jean Paul Gaultier como participantes. A banda de avaliadores do segmento de fotografia, também composta por 11 jurados, é menos estrelada, mas nem por isso menos eficiente: Carla Sozzani, fundadora da Corso Como e irmã de Franca, a editora da “Vogue” italiana, Aaron Schuman, Anne-Céline Jaeger e Jason Evans são alguns dos que definirão o responsável pelas imagens mais marcantes da 27ª edição.
O grupo de 20 finalistas, 10 de design de moda e 10 de fotografia, é formado por jovens de várias partes do mundo, a maioria do continente europeu; no entanto, os representantes de países como Japão, Estados Unidos, Canadá, Austrália e até uma argentina, Paula Selby Avellaneda, concorrem em igualdade com trabalhos criativos, inovadores e que englobam distintas correntes e técnicas, no caso da fotografia, e peças que não se restringem apenas à moda feminina. As premiações do Festival de Hyères, patrocinadas pela L’Oréal, Mercedes-Benz e Première Vision, além da Chloé, mais recente apoiadora do evento, incluem apoio financeiro de mais de € 15 mil (cerca de R$ 36 mil).
À parte à competição, os trabalhos de design de moda e fotografia dos 20 finalistas ficarão expostos do dia 28 de abril a 27 de maio, assim como outras oito mostras de artistas já estabelecidos, como Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, Yohji Yamamoto, Jason Evans, Lynsey Peisinger et The Stimuleye, Matthew Cunnington e John Sanderson.
Para quem quiser se inscrever para a próxima edição tem que ficar ligado na página oficial do evento, que sempre coloca up dates sobre o projeto.

Festival Internacional de Moda e Fotografia de Hyères @ Hyères, França
Villa Noailles, Montée Noailles, 83400
De 27 a 30 de abril




Nenhum comentário:

Postar um comentário